sábado, 30 de abril de 2011

Sentindo-se Amado e Aceito (Parte 5)

"Uma das coisas mais difíceis para as crianças lidarem são as mentiras que lhes vêm a mente com roupagem de verdade: "não sou amado", "não sou aceito", "não sou apreciado", "não sou bonito", "não sou tão bom quanto deveria ser", " sou gordo demais", "magro demais", "baixo demais", "burro demais", "inteligente demais", "tudo demais". Estas mentiras vão se desenvolvendo à medida que as crianças passam para a adolescência e, à vezes, as acompanham até a idade adulta. É por isso que estou convencida de que nunca é cedo demais para começar a orar para que um filho se sinta amado e aceito - primeiro por Deus, depois pela família, pelos colegas, etc. Podemos começar quando eles são bebês ou mesmo na idade que seu filho tenha agora, e orar a respeito durante toda a vida deles 

"Peça a Deus para mostrar como você pode transmitir amor a seu filho, e não dê ouvidos ao diabo que deseja oprimi-lo com sentimento de culpa a respeito de erros do passado. Você conhece suas táticas: "Seu filho não se sente amado porque você é um pai detestável"; "Se você não fosse tão problemático teria sido capaz de transmitir amor a seu filho"; "Você nunca foi amado por ninguém; como pode amar outra pessoa?" São mentiras saídas do inferno e fazem parte do plano de Satanás para a vida de seu filho". 

"Se você está sendo atormentado por sentimentos de culpa ou fracasso nesta área, confesse seus pensamentos a Deus, ore a respeito deles, coloque-os nas mãos de Deus e depois fique de pé e proclame a verdade. Afirme: "Deus ama o meu filho. Eu amo o meu filho. Há outras pessoas que também o amam. Se ele não se sente amado é porque acreditou nas mentiras do inimigo. Nós nos recusamos a viver de acordo com as mentiras de Satanás". 

"Talvez você precise insistir nesta atitude por algum tempo, mas não desanime. Continue resistindo às mentiras do diabo e proclame a verdade de Deus. Ore para que o amor de Deus penetre no coração de seu filho e, também, para que o seu amor seja notado e aceito". 

"Simultâneamente com a oração, os filhos precisam ver o amor manifestado por eles através de um olhar firme, toque físico (um abraço, um afago, um beijo) e atitudes amorosas, atos e palavras. Descobri que quando eu fazia um esforço deliberado para olhar meus filhos bem nos olhos, acariciando-os e dizendo, com um sorriso: "eu o amo e acho que você é muito legal", havia sempre uma alteração imediata e perceptível nos rostos e no porte deles". 

"Talvez no inicio, seja meio esquisito, caso você não tinha agido assim antes ou se seu filho já é mais velho ou mesmo adulto, mas não desista. Se você está hesitante, ore para que Deus o capacite a agir desta maneira, e para que sua atitude seja bem recebida". 

"Senhor, 
Eu peço para que (nome do filho/filha) se sinta amado (a) e aceito (a). Penetra no coração dele (a) com teu amor agora e ajuda-o (a) a entender plenamente como ele (a) é completo (a) e importante. A tua Palavra diz que o Senhor nos amou tanto que enviou teu Filho para morrer por nós (João 3:16). Livra-o (a) das mentiras do inimigo que possam ter sido inculcadas em sua mente para fazer com que duvide desta verdade. Jesus disse: "Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor" (João 15:9). 
 Senhor, ajuda (nome do filho/filha) a permanecer no teu amor. Que ele (a) possa dizer como Davi: "Faze-me ouvir pela manhã da tua graça, pois em ti confio" (Salmos 143:8). Manifesta teu amor por este filho (a) de maneira real hoje, e ajuda-o (a) a aceitá-lo. 
Peço também que tu me ajudes a amar este filho (a) de modo incondicional, como tu amas, e me capacites a demonstrá-lo de modo que ele (a) perceba. Revela-me como eu posso demonstrar e exemplificar teu amor por ele (a) para que possa ser claramente compreendido. Peço que todos os membros da minha família, e as outras pessoas, o (a) amem e aceitem também. Que a cada dia cresça nele (a) a confiança de ser amado (a) e aceito (a). Aumenta nele (a) a capacidade de transmitir amor a outras pessoas com facilidade". 
Capacita-o (a)  a demonstrar amor de modo adequado. Que ele (a) venha a compreender plenamente a profundidade do teu amor e o receba dentro da alma. Faça com que ele (a) seja um vaso por meio do qual teu amor flua para os demais. Eu oro em nome de Jesus. 
                                                                                                                   Amém." 

Armas de Guerra

"Nisso se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós, também, amar uns aos outros." (1 João 4:9-11)

"Porque tu és o povo santo ao Senhor teu Deus: o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra." (Deuteronômio 7:6)

"E nós conhecemos e cremos o amor que Deus nos tem. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele." (1 João 4:16)

"Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade." (2 Tessalonicenses 2:13)

irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado." (Efésios 1: 3-6) 

Fonte: O poder dos pais que oram
Stormie Omartian 


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Assegurando Proteção Contra o Mal (Parte 4)

"Ser pais de oração não significa que nada de mal jamais acontecerá com seus filhos ou que eles jamais passarão por sofrimentos. Passarão, sim, porque o sofrimento faz parte da vida neste mundo decaído, mas a Bíblia nos garante que nossas orações desempenham um papel importante para afastá-los das tribulações. E, quando ocorre algo doloroso, eles serão protegidos em meio ao problema que servirá para o aperfeiçoamento e não para a destruição deles". 

"É aí, mais uma vez, que a Palavra de Deus desempenha um papel vital em suas orações e na sua paz".

 "Toda vez que eu pedi a Deus para nos proteger da violência que dominava por toda a parte, eu citava estes textos: "O  Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, tu que me exaltaste acima dos meus adversários, e me livraste do homem violento" (Salmos 18:48). "Bendito seja o Senhor, que engrandeceu a sua misericórdia para comigo, numa cidade sitiada" (Salmos 31:21)

"Há coisas que acontecem quando oramos e que não acontecem quando deixamos de orar. O que poderia, ou não poderia acontecer a nossos filhos se não orarmos hoje? Não vamos esperar para descobrir. Vamos cair de joelhos agora". 
Senhor, 
Eu coloco (nome do filho/filha) na tua presença e peço que ponhas um muro de proteção ao redor dele (a). Protege sua alma, corpo, mente e emoções contra qualquer tipo de mal ou dano. Peço especificamente para que tu o (a) protejas de acidentes, doenças, ferimentos e qualquer tipo de abuso físico, mental e emocional. Peço que ele (a) se refugie "à sombra das tuas asas até que passe as calamidades" (Salmos 57:1). Livra-o (a) de todo tipo de influência maligna que possa prejudicá-lo (a). Mantém-no (a) a salvo de perigos ocultos, e que nenhuma arma criada contra ele (a) possa prosperar. Obrigado, Senhor, por todas as tuas promessas de proteção. Ajuda-o (a) a andar nos teus caminhos e em obediência a tua vontade, para que nunca se afaste dos teus cuidados. Guarda-o (a) em tudo que fizer e para onde quer que vá. Eu oro em nome de Jesus.
                                                                                               Amém. 

Armas de Guerra

"O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio". (Salmos 91:1-2)

"Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti". (Isaías 43:2)

"Toda arma forjada contra ti não prosperá; toda língua que usar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor". (Isaías 54:17)

"Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda". (Salmos 91:9-10)

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro". (Salmos 4:8)

Fonte: O poder dos pais que oram 
Stormie Omartian 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Entregando Meu Filho nas Mãos de Deus ( Parte 3 )

"Nós não podemos limitar a atuação de Deus na vida de nossos filhos prendendo-os a nós e tentando criá-los sozinhos. Se não estivermos convictos de que é Deus que está mantendo esse controle, seremos regidos pelo medo, e a única maneira de ter certeza que Deus está no controle é abrir mão de nossa resistência e permitir que ele tenha pleno acesso à vida deles. E para tanto é necessário viver de acordo com a Palavra e os caminhos de Deus e orar a respeito de tudo. Podemos confiar que Deus cuidará de nossos filhos melhor do que nós o faríamos. Quando entregamos nossos filhos nas mãos do Pai e reconhecemos que ele está no controle da vida deles e da nossa, nós e nossos filhos desfrutamos de uma grande paz". 

"Nós não podemos estar em todos os lugares, mas Deus pode. Não podemos ver tudo, Mas Deus vê. Não podemos saber tudo, mas Deus sabe. Não importa a idade de nossos filhos: entregá-los nas mãos de Deus é um sinal de nossa fé e confiança nele, e o primeiro passo para que haja diferença na vida deles. É na entrega que começamos a orar por nossos filhos". 

"Senhor, 
Eu me chego a ti em nome de Jesus e te entrego (nome do filho/filha). Estou convencido de que só tu sabes o que é melhor para ele (a), que só tu sabes o que ele (a) precisa. Eu o (a) entrego aos teus cuidados e proteção, e me comprometo a orar por tudo o que me lembrar ou que o Senhor colocar em meu coração em relação a ele (a). Ensina-me a orar e orienta-me sobre o que orar. Ajuda-me a não impor minha própria vontade quando eu estiver orando por ele (a), mas capacita-me a orar para que a tua vontade seja feita na vida dele (a). 
Obrigado por eu poder partilhar contigo a criação dele (a), e porque não preciso fazer isso sozinho. Também sou grato por não ter de confiar nos métodos falíveis e inconstantes do mundo sobre criação de filhos, e por ter orientação segura na tua Palavra e sabedoria que vem como resposta de oração.
 Obrigado, Senhor, pela preciosa dádiva deste filho (a). A tua Palavra diz que toda dádiva perfeita vem de ti, e eu sei que o Senhor o (a) deu a mim para cuidar e educar. Ajuda-me nesta tarefa. Mostra-me em que aspecto eu ainda continuo a prendê-lo (a) e capacita-me a entregá-lo (a) ao teu cuidado, direcionamento e conselho. Ajuda-me para que eu não viva com medo de eventuais perigos, e sim com alegria e paz, consciente de que tu estás nos controle. Eu confio tudo a ti, e hoje entrego meu filho (a) a ti e o (a) coloco em tuas mãos"
Amém!
Armas de Guerra 


"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas cousas aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:11)


"Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; para com os que guardam a sua aliança, e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem". (Salmo 103: 17-18)

"Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus filhos estarão com eles". (Isaías 65:23)

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão". (Salmo 127:3)

"E aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável." (1 João 3:22)


Fonte: O poder dos pais que oram - Stormie Omartian 

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tornando-se pais de oração ( Parte 2)

Senhor, 

Eu me submeto a ti. Reconheço que ser pai (mãe) como o Senhor quer que eu seja está além da minha capacidade humana. Sei que preciso da tua ajuda. Quero me associar a ti e receber o dom de sabedoria, discernimento, revelação e orientação. Preciso também de tua força e paciência, juntamente com uma porção generosa do teu amor fluindo por meu intermédio. Ensina-me a mar como tu amas, Senhor. Onde eu precisar ser curado, liberto, transformado, amadurecido ou aperfeiçoado, eu te convido a realizar tua obra em mim. Ajude-me a andar em retidão e pureza diante de ti. Ensina-me os teu caminhos, capacita-me a obedecer aos teus mandamentos e a fazer apenas o que for agradável aos teus olhos. Que a beleza do teu Espírito seja visível em mim para que eu sirva de exemplo como cristão. Dá-me a capacidade de comunicação, de ensino e de proteção que devo ter. Faz de mim o pai ( mãe ) que devo ser, e ensina-me a orar e a realmente interceder pela vida deste filho (filha). Senhor, tu disseste em tua Palavra: "E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22 ). Em nome de Jesus eu peço que o Senhor aumente a minha fé para que eu creia em todas as coisas que colocaste em meu coração a respeito deste filho (a) para que eu ore por elas. Amém!. 

Armas de Guerra

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda".  (João 15:16)

"O justo anda na sua integridade, felizes lhe são os filhos depois dele". (Provérbios 20:7)

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei". (João 14: 13-14)

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor". (Efésios 6:4)

"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito, e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos". ( Efésios 6: 17-18). 

Fonte: O Poder dos Pais que Oram - Stormie Omartian


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tornando-se Pais de Oração ( Parte 1 )

Antes de iniciarmos nossa série de postagens sobre orações específicas por nossos filhos, quero colocar aqui algumas considerações importantes. Elas foram todas extraídas do 1º capítulo do livro: O poder dos pais que oram de Stormie Omartian. 

"É a melhor das tarefas. É a mais difícil das tarefas. Pode lhes proporcionar a maior das alegrias. Pode lhes dar a maior tristeza. Não há nada mais gratificante e divertido. Não há nada mais exaustivo e estafante. Nenhuma área de sua vida tem tanto poder de fazer com que você se sinta um vencedor quando tudo vai bem. E nenhuma área de sua vida  pode fazer com que se sinta um fracassado quando as coisas dão errado. 
Pais!
A palavra em si é capaz de trazer à tona emoções contraditórias. Pais e mães tentam fazer o melhor possível para criar seus filhos. Mas, quando pensam que tem seu papel de pais bem esboçado, descobrem que pisam terreno desconhecido à medida que deparam  com novas faixas etárias e novas etapas com seus desafios próprios. Às vezes flutuam   pela situação na maior tranquilidade. Às vezes encontram tempestades e ondas gigantescas. Algumas vezes sentem-se tão cansados que tem vontade de desistir - e se deixar levar pelo temporal.
Mas... a vida de nossos filhos não tem de ser deixada ao acaso.  Não precisamos ficar com medo  do que pode trazer cada nova fase do desenvolvimento , que perigos podem estar a espreita atrás de cada esquina. Não temos de ser pais perfeitos.
Não importa se o filho tem três dias de vida e é perfeito, ou tem 30 anos e já caminha pra o terceiro divórcio provocados por problemas de alcoolismo. Em cada estágio de suas vidas nossos filhos precisam e serão grandemente beneficiados por nossas orações. O importante é não tentar fazer tudo por nós mesmos e de uma vez só, mas nos voltarmos para a maior autoridade de todos os tempos quanto ao papel de pai - Deus, nosso Pai - em busca de ajuda.
Depois, dando um passo de cada vez, temos de apresentar cada detalhe da vida de nosso filho em oração. Há um grande poder nesta atitude , muito maior do que a maioria das pessoas imaginam. Jamais subestime o poder de um pai que ora.
A oração é muito mais do que  apresentar uma lista de desejos a Deus, como se ele fosse o grande Papai Noel do céu. Orar é reconhecer e experimentar a presença de Deus, e pedir que ele esteja presente em nossas vidas e circunstãncias. É buscar a presença de Deus e liberar o poder que ele nos dá para superar qualquer problema.
Orar não só produz efeitos sobre nós, mas também influencia as pessoas pelas quais oramos. Quando oramos por nossos filhos, estamos pedindo a Deus que torne a sua presença marcante na vida deles e opere poderosamente em favor deles. Isso não significa que a resposta será sempre imediata. Às vezes pode demorar dias, semanas, meses e até anos, mas nossas orações jamais são perdidas ou sem sentido. 
Se estamos orando, algo está ocorrendo, quer vejamos ou não. A Bíblia diz: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16). 
A batalha pela vida de  nossos filhos é travada nos joelhos.
Quando você estiver orando por seu filho, inclua um versículo apropriado da Escritura em sua oração. Se não conseguir lembrar de nenhum  no momento em que estiver orando não interrompa a oração; apenas cite um ou dois versículos todas as vezes que puder e verá acontecerem coisas extraordinárias. 
Talvez o aspecto mais difícil de orar por nossos filhos seja esperar pelas respostas. Às vezes as respostas são rápidas, mas outras vezes não vêm tão depressa. Aí ficamos desanimados, desesperados ou zangados com Deus. Tudo parece perdido e dá vontade de desistir. Às vezes, mesmo depois de tudo que fizemos por eles, e de nossas orações, nossos filhos fazem opções erradas e colhem as consequências.  São momentos difíceis para os pais, não importa a idade do filho.
Em vez de desistir, decida-se a se comprometer ainda mais com a oração. Ore com outros cristãos. Permaneça firme e diga: "Eu apenas comecei a lutar", sem esquecer que a sua função na batalha é orar. Na verdade é Deus que luta na batalha. Lembre-se, também, que o seu combate não é contra o seu filho e, sim, contra o demônio. É ele o inimigo, não o seu filho. Mantenha-se firme em oração até ver um sinal de progresso na vida do seu filho.
Quando as coisas dão erradas na vida de nossos filhos, nós nos culpamos, nos fustigamos por não sermos pais perfeitos. O fato de não ser um pai perfeito não vai fazer diferença na vida de um filho, porque não existem pais perfeitos. Nenhum de nós é perfeito; então, como podemos ser pais sem defeitos? Ser um pai de oração é que faz a diferença. 
O livro inclui sugestões de orações para ajudá-lo. Talvez você queira fazer uma oração por dia durante um mês, ou fazer uma oração específica durante uma semana, ou se concentrar em sua preocupação mais urgente até se sentir liberado para passar para outra. 
Repita a oração quantas vezes quiser. Deus não disse: "Não venha a mim vez após vez com o mesmo pedido". Na verdade, temos de orar sem cessar. Procure, no entanto, não fazer vãs repetições em sua oração. 
 E lembre-se: Você não tem de ficar preso a um programa ou a estas orações específicas; elas servem apenas de orientação para você continuar. Comece submetendo-se a Deus e pedindo que ele o ajude a ser o pai e intercessor que ele quer que você seja. Ore para que o Espírito Santo o oriente quando se sentir inspirado a orar por seu filho." 
( Stornie Omartian - O Poder dos Pais que Oram.) 




domingo, 24 de abril de 2011

Você já orou por seu filho hoje? ( Introdução )

Você já orou por seu filho (a) hoje? Na realidade, quanto você tem orado por seus filhos? Isso é uma constância ou só acontece naqueles momentos que realmente sente a necessidade de orar e interceder por eles? 

Somos cristãos e sabemos e reconhecemos o poder da oração, mas muitas vezes negligenciamos o poder que ela tem sobre a vida de nossos filhos. E quando o fazemos,  são tantas as coisas para colocar diante do Senhor, para lhe pedir orientação que acabamos nos perdendo em nossas próprias orações e não sabemos o que pedir e como pedir. 

Eu confesso que quando oro em palavras, em algumas ocasiões me perco um pouco, a cabeça acaba divagando  em pensamentos e lembranças e quando vejo já perdi o fio da meada e já não me lembro mais em que parte estava. Terminava minha oração sempre com a sensação de que tinha esquecido de algo! Devido a essa minha dificuldade, há muito tempo resolvi manter um diário de minha oração devocional ( o que já me rendeu vários cadernos cheios), pois escrevendo minha concentração é maior. E ainda mais que isso, com o registro de tudo posso ver com mais clareza as respostas de Deus a cada uma de minhas orações. Dessa forma, tenho dois diários de oração e um deles é especificamente pelos meus filhos. 

Posso dizer que muitas vezes, ao folhear e ler as orações passadas choro de alegria ao ver o que Deus tem feito na vida deles. Deus é tremendo!!! Nesse diário tem o registro de muitos momentos felizes, mas também tem o registro de momentos conturbados, de tristeza, de insegurança e de sentimento de fracasso e impotência. Momentos em que me derramei diante de Deus, intercedendo com lágrimas pela vida de meus filhos. E como é glorioso relembrar a forma como Deus agiu e transformou essas batalhas  em vitórias e glórias ao teu santo nome! Louvado seja Deus!

Se você nunca teve uma experiência como esta, lhe convido a experimentar essa forma de orar a Deus pelos seus filhos. Mantenha um diário de oração, derrame seu coração ao Senhor: suas alegrias, suas tristezas, suas frustrações, suas petições, seus sonhos, suas preocupações, tudo...tudo o que vem no seu coração com relação a seus filhos. 

E posso lhes garantir que depois de um tempo, pode até demorar, no tempo de Deus, ao reler momentos em que tudo parecia perdido, momentos que talvez tenham se sentido impotentes e fracassados como pais, irão derramar lágrimas de alegria vendo o quanto Deus agiu e operou através de suas orações. 

Aprendi muito na questão da oração por nossos filhos através do livro, O poder dos pais que oram, de Stormie Omartiam e, estarei postando aqui todos os dias orações que me ajudaram muito sobre o que orar e como orar pelos filhos. 

Contudo, como diz a própria autora: "Você não tem de ficar preso a um programa ou a estas orações específicas; elas servem apenas de orientação para você continuar. Comece submetendo-se a Deus e pedindo que Ele o ajude a ser o pai e intercessor que Ele quer que você seja. Ore para que o Espírito Santo o oriente quando se sentir inspirado a orar por seu filho."

Peço ao Senhor que essas postagens no blog possam ser bênçãos na vida de cada um de vocês e, ficaria muito feliz que estivessem compartilhando com todos nossos leitores, que pela graça de Deus não tem sido poucos, as suas vitórias nessa guerra, nessa batalha que é manter nossos filhos protegidos e guardados dos ataques de Satanás através de nossas orações. 

Que Deus abençoe a todos!!!


sexta-feira, 22 de abril de 2011

A - E - I - O - U no Ministério com Crianças


Segundo o Dicionário Aurélio, “Á-É-I-Ó-U” é a substantivação de a, e, i, o, u com que se designam as primeiras letras ou os rudimentos de uma matéria.

Para que um indivíduo deixe de ser analfabeto, é necessário que ele domine, em primeiro lugar, os rudimentos da gramática. Você se recorda de como veio a aprender a ler e escrever? Lembra-se de quantas vezes escreveu as vogais em seu primeiro caderno? Infelizmente, em nosso país, quantos ainda vivem na mais absoluta ignorância!

E quanto à informática? Você já tentou aprender informática? Conhece pelo menos o “á-é-i-ó-u” da informática? Quantos adultos tremem de pavor só de pensar em mexer naquele equipamento misterioso chamado computador! Mas é curioso observar como as crianças são capazes de desenvolver e dominar esta nova habilidade. E elas não compreendem por que os adultos preferem permanecer ignorantes a respeito de computação.

No trabalho de evangelização de crianças também existe muita ignorância. Há muitos que são analfabetos, fazendo tudo de maneira apenas superficial e sem qualidade, por não conhecer as noções básicas para se obter resultados satisfatórios e eternos.

Você deseja conhecer e dominar esta matéria? Então escreva em sua mente e em seu coração, até gravar bem, o Á-É-I-Ó-U do trabalho com as crianças.





A = AMOR

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS” (João 21:15).

Pedro, que negara ao Senhor três vezes, é questionado três vezes pelo Senhor: “Amas-me?” e só ao responder: “Tu sabes que te amo” é que recebe a missão de apascentar ou pastorear tanto cordeiros como ovelhas.

È interessante observar neste texto que Jesus utiliza a palavra “cordeiros” que identifica os pequeninos de um rebanho de ovelhas. Isso nos faz pensar que também as crianças precisam de cuidado pastoral. Sim, as crianças precisam ser apascentadas e não somente pajeadas.

Muitos trabalhos com crianças (apesar de serem chamados de “trabalhos com crianças”) não são na verdade ministérios com crianças, pois se resumem apenas em “tomar conta” dos pequenos para que não atrapalhem os “trabalhos dos grandes”. As pessoas que estão à frente das crianças são “tios” ou, mais freqüentemente, “tias”, que pouco ou quase nada fazem para a formação espiritual de seus “aluninhos”.

O que leva alguém a ser consciente de sua responsabilidade pastoral com as crianças é estar cheio de amor pelo Senhor Jesus. Só quem ama ao Senhor poderá amar também as crianças e dedicar-se a elas, “pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: Um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14, 15).

É precioso verificar que no Velho Testamento encontramos o mesmo princípio. Em Deuteronômio 6:4-9, antes da ordem para que os pais inculquem a Palavra de Deus em seus filhos, há o mandamento: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem um coração pleno de amor ao Senhor.

Vejamos agora o que aprendemos com a letra "É":







E = ESPERANÇA

“Que virá a ser, pois, este menino?” (Lucas 1:66). Quando estas palavras foram pronunciadas, por ocasião do nascimento de João Batista, o seu pai, Zacarias, tinha uma profunda convicção e esperança, chegando a afirmar: “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo” (Lucas 1:76).

No Velho Testamento, em Salmos 78:1-8, fica bem claro que, ao falarmos às futuras gerações sobre o Senhor e as maravilhas do Seu Amor e Sua Salvação, estas crianças confiarão no Senhor e serão obedientes à Sua Vontade, escapando de vir a ser uma geração rebelde e infiel.

O trabalho com nossos meninos e meninas exige que se olhe para o futuro com a esperança de que eles não serão escravos de Satanás mas servos do Deus Altíssimo; que não serão rebeldes, mas servos fiéis; que não estarão perdidos, mas salvos eternamente, pois semeamos em seus corações a preciosa Palavra do Senhor que tem a garantia de não voltar para Ele vazia.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem esta esperança de que veremos os frutos de nosso trabalho, para a glória de Deus.

Vejamos agora a letra "I":





I = INVESTIMENTO

“Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino, e o criou” (Êxodo 2:9).

Quanto custa formar uma criança? Sem dúvida, trabalhar com os pequeninos exige gastos, exige investimento. Investimento não só de dinheiro ou de material, mas também de tempo.

Quantos trabalhos com crianças são feitos na base da improvisação! Pode-se com segurança afirmar que é justamente para as atividades que envolvem as crianças que nunca se conseguem as verbas necessárias.

Embora se saiba que o trabalho com as crianças produz mais resultados do que o trabalho com jovens e adultos, chegando alguns a afirmar que o trabalho com aquelas dá um retorno de 90% contra 10% com estes, investe-se apenas 10% nas crianças; quando se investe!

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem que se assumam os devidos custos: a) custos para se ter boas salas de aula; b) custos para aquisição e preparo de melhores materiais didáticos; c) custos em treinamento, para se poder transmitir melhor o ensino da Palavra de Deus às crianças. O alvo daquele que ministra deve ser o de se tornar uma influência amiga e marcante na formação da personalidade da criança.

Chegamos agora à letra Ó




O = ORAÇÃO


“Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como água perante o Senhor; levanta a Ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas” (Lamentações 2:19).


Diante de um quadro terrível, quando o povo estava sendo levado para o cativeiro, levanta-se este desafio do profeta Jeremias: “Clama ao Senhor pela vida de teus filhinhos”.


Mais do que nunca há necessidade de oração em favor das crianças.


Nada poderá ser alcançado senão através da oração.


Aquele que trabalha com as crianças precisa aprender o segredo da oração por si mesmo, por seu preparo, por seu exemplo de vida, e pela salvação das crianças e o crescimento espiritual delas.


É imperioso reconhecer a verdade daquela afirmação de Agostinho: “É mais importante falar a Deus acerca das crianças do que falar às crianças acerca de Deus!”


Não haverá ministério eficaz com as crianças sem a prática da oração.


Chegamos a letra "ú".





U = URGÊNCIA

“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos” (Mateus 18:14).

É urgente ganhar as crianças para Cristo. Enquanto crianças, elas estão mais sensíveis ao Evangelho, reconhecem mais humildemente o seu pecado e crêem, mais sincera e alegremente, na Pessoa e Obra de Jesus.

À medida que vão crescendo ou vão se adultizando, vão também endurecendo seus corações e ficando cada vez mais marcadas pelo pecado.

Pesquisas têm comprovado que cerca de 85% dos que são cristãos tomaram esta importante decisão entre os 5 e 15 anos de idade; 10% entre os 15 e 30 anos; 4% após os 30 anos e 1% de 1 a 4 anos. Esta estatística nos mostra como é urgente ganhar as crianças. Infelizmente, muitos não crêem na evangelização das crianças e protelam a comunicação da mensagem.

Quantas crianças acabam sendo igrejadas e não evangelizadas!

Quem trabalha com as crianças deve ter como prioridade conduzi-las à salvação em Cristo, pois esta é a vontade de Deus.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem este sentimento de urgência quanto a ganhá-las para Jesus.

Eis aí o Á-É-I-Ó-U do trabalho com as crianças, os rudimentos básicos para se ter um trabalho frutífero:

                              AMOR
                              
                              ESPERANÇA

                              INVESTIMENTO

                              ORAÇÃO

                              URGÊNCIA



Você já conhece o Á-É-I-Ó-U?


Não haverá ministério eficaz com as crianças sem um coração pleno de amor ao Senhor.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem a esperança de que veremos os frutos de nosso trabalho, para a glória de Deus.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem que se assuma o devido investimento.
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem a prática da oração.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem este sentimento de urgência quanto a ganhá-las para Jesus.

Que você tenha um ministério eficaz com as crianças!
Pr. Gilberto Celeti
Superintendente da APEC 
Fonte: sites.google.com/site/conexaogilceleti/


QUE DEUS LHE ABENÇOE!!



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Um lugar especial no coração da mamãe

Junior: (fica sentado no palco com uma almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Antes de entrar cada criança, Junior repete a fala: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

(Repete nove vezes, por isso é preciso dar uma expressão diferente, alívio, alegria, orgulho, consciência, meiguice...)

Criança 1: (entra com frutas, saquinhos de supermercado, avental, panela...) – fala: ... porque ela se preocupa com a minha alimentação!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no seu coração...

Criança 2: (entra com roupas de dormir, caixa de remédios e primeiros socorros, termômetro, colher, travesseiro, bolsa de água quente...) – fala: ... porque ela fica muito preocupada e acordada a noite toda quando eu fico doente!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 3: (entra com marcas de beijos no rosto, roupa amassada...) – fala:  ... porque muitas vezes ela mostra o seu carinho me abraçando e me beijando!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 4: (entra vestida de uniforme escolar e com cadernos, mochila, lancheira ...) – fala: ... porque ela está sempre acompanhando minhas atividades na escola!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 5: (entra com a mão no bumbum, com cara de dor e senta na cadeira...) – fala: ... porque sempre que faço alguma coisa errada ela me corrige e, às vezes, fico até de castigo!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 6: (entra com roupão, toalha, shampoo, sabonete, cotonete...) –fala: ... porque ela está sempre cuidando para que eu esteja sempre limpinho!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 7: (entra com boneca, bola, outros brinquedos...) - fala: ... porque ela separa um tempo para brincarmos juntos!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 8: (entra com as mãos juntas, em sentido de oração...) - fala: ... porque ela nunca se esquece de mim em suas orações!

Junior: Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Criança 9: (entra com Bíblias abertas nas mãos...) - fala: ... porque ela se preocupa em me ensinar a Palavra de Deus!

Todas as crianças as crianças repetem juntas (bem forte): Eu sei que tenho um lugar especial no coração da minha mamãe...

(Autor: Desconhecido)